sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Equinodermos









Caracterìsticas gerais

Estes animais se aproximam muito dos cordados por possuírem celoma verdadeiro e por serem deuterostômios, ou seja, o orifício embrionário conhecido como blastóporo origina o ânus dos indivíduo
Os equinodermos são os seres do filo Echinodermata , pertencente à clado. São animais marinhos, de vida livre, exceto por alguns crinóides que vivem fixos ao substrato rochoso e de simetria radial que também apresentam sua exceção: as estrelas-pena ou comatulídeos, que se locomovem utilizando os braços.
Os sexos normalmente são separados. A reprodução sexual tipicamente consiste de liberar ovos e espermas na água.

Grupos

*Asteróides: as estrelas do mar estão em quase todas as costas marinhas, em praias rochosas. Várias espécies vivem em linhas de mares s. Seu corpo tem em um disco central e braços afilados. Apresentam esqueleto externo de calcário.
*Ofiuróides: Os ofiúros têm cinco braços longos e finos e móveis, unidos em um disco central. Não tem ânus, só a boca. Por sua aparência são também chamadas de serpentes do mar.

*Holoturóideis: Os pepinos do mar apresentam um comportamento diferente. Mesmo quando são atacados, soltam parte de seu intestino e enquanto seu predador se ocupa com parte de seu sistema digestivo ele foge rapidamente.

*Crinóides: Se parecem com flores são chamados de lírios do mar. Quase sempre ficam em rochas ou mesmo no fundo do mar. Seu corpo é uma pequena forma de taça, de placas calcárias, no qual estão presos cinco braços.

*Equióides: Seu esqueleto é interno e composto por calcário. Apresentam espinho em grande quantidade ao redor do corpo que auxiliam na sua locomoção e servem pra sua proteção contra predadores.

Um comentário: