Os peixes
Os peixes estão entre as classes mais antigas de vertebrados. Apresentam uma grande variedade de formas e tamanhos. São aquáticos, habitam do tanto a água doce quanto salgada.
O tipo de esqueleto é uma importante característica que divide os peixes em dois grandes grupos: peixes com esqueleto ósseo e peixes com esqueleto cartilaginoso (formado por cartilagem). As raias e os tubarões são exemplos de peixes cartilaginosos.
Características gerais
O corpo dos peixes com esqueleto ósseo é geralmente achatado lateralmente e fusiforme (mais afilado nas extremidades e avolumado no meio),facilitando seu deslocamento na água.
A pele é coberta por escamas, que protegem o corpo, e secreta um muco, que deixa o corpo escorregadio e ajuda no deslocamento em um meio de brânquias, estruturas formadas por pequenos filamentos ricos em vasos sanguíneos. As brânquias são cobertas por uma peça óssea denominada opérculo. A água entra pela boca, é direcionada para as brânquias e depois sai pelo opérculo. A troca de gases ocorre quando a água passa pelas brânquias e o gás oxigênio dissolvido na água passa aos vasos sanguíneos e é levado ao coração e o gás carbônico trazido pelos vasos sanguíneos é liberado na água pelos opérculos.
*São animais ectotérmicos, ou seja, a temperatura do eu corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente; nesse caso, a água.
* A maioria é ovíparo, ou seja, põe ovos. Geralmente nos peixes ósseos, a fecundação é externa e nos cartilaginosos é interna.